sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A imprensa que frustra

O assunto agora é jornalismo, e embora há muito tempo afastado dessas lides vou dar um pitaco no que hoje eu entendo um pouquinho: a "grande" imprensa dedicou só 12 linhas ao assunto dos explosivos encontrados em Curitiba, embora tenha destacado 2 "repórteres" para a "investigação", assim entre aspas mesmo.

Parece que sou mais curioso do que os pauteiros/repórteres/editores de hoje em dia, e talvez seja por isso que fique tão irritado com os noticiários em geral. Perdoem-me os coleguinhas que prepararam o texto, que não conheço e nem deve ser culpa deles. Mas também acho que estou ficando velho e antiquado: "no meu tempo" a gente não assinava qualquer m..., nem fazia questão. Ter o nome estampado no jornal era mérito, a gente tinha que parir (sim: conceber, gestar, nutrir, dar à luz) uma reportagem minimamente elaborada.

Por exemplo, nesse caso aí da dinamite. Os repórteres descobriram que se trata de "explosivo comercial de venda controlada", mas pararam por aí. Ora, entre outras perguntinhas básicas: Quem vende? Quem controla? Como é feito? Quanto disso é comercializado por dia/mês/ano? O que tem a dizer o responsável pela venda/controle? Ainda: qual o potencial destrutivo de 25 kg desse explosivo (fala, especialista!) -- e portanto -- qual o risco que correram os incautos que recolheram algumas peças?

Parece que falta a curiosidade, o espírito de investigação. Ah, mas investigar é para a polícia, né? Mas, se algum assessor de imprensa não preparar a versão oficial, ficará o povo sem saber?

Especular sobre a origem dos explosivos e as intenções e razões de quem abandonou as bombas já fugiria demais da objetividade jornalística (que também anda matando a informação), embora o resultado pudesse ficar bem interessante. Que grande história haverá por trás do abandono desses explosivos?

Vamos ver como vai ficar na hora que a rapaziada não precisar mesmo de diploma.

Um comentário:

  1. Não que eu entenda alguma coisa sobre o assunto mas, aproveitando o ensejo, para divertir: http://www.youtube.com/watch?v=BHhMLx9Z58g&feature=popular

    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.