quarta-feira, 27 de maio de 2009

Em causa própria

Certas coisas deviam ser ensinadas na escola. Como não são, está aí a web para disseminar conhecimentos, né?

Segue texto altamente instrutivo. É longo, mas pelo menos quem dirige deveria estudar:

"Coisas que todo motorista deve saber sobre motociclistas

A Motorcycle Safety Foundation, fundação norte-americana para a segurança das motocicletas, existe desde 1973 com o objetivo de tornar as ruas e estradas dos Estados Unidos mais seguras para as motocicletas. Mantida pelos principais fabricantes do setor de duas rodas, a fundação, conhecida pela sigla MSF, oferece cursos para motociclistas e instrutores de moto escolas, além de promover campanhas para o público em geral.

Como o mês de maio antecede o verão no hemisfério norte, quando os motociclistas tiram suas motocicletas da garagem, a MSF o elegeu “o mês de cuidado com as motos”. Porém, diferentemente de nossos governantes que preferem proibir a educar, a fundação elaborou um guia para alertar os motoristas de que as motos estariam de volta às estradas.

“É fato que os motoristas de carro e outros veículos são os culpados da maioria dos acidentes que envolvem motocicletas e outros automóveis”, afirmou Tim Buche, presidente da Motorcycle Safety Foundantion. “Justamente por isso decidimos criar essa campanha mirando os motoristas. Temos informações que podem salvar sua vida esteja você atrás de um guidão ou de um volante”, completou Buche.

Tanto que, a MSF criou o site www.forcardrivers.com (para motoristas de carro) com dicas de segurança, vídeos e outros recursos para ensinar os motoristas como interagir e respeitar as motos no trânsito.

Além do vasto material disponível – em inglês – a MSF elaborou diretrizes para os motoristas. São 10 coisas que todo motorista de carro, ônibus e caminhão deveria saber sobre as motocicletas. Claro que o trânsito nos Estados Unidos é bem diferente da nossa realidade, porém algumas dicas são universais. Não se trata de determinar quem está certo ou errado. Pelo contrário. O objetivo é um só: evitar acidentes. Leia e pense a respeito.

1: Dados indicam que mais da metade dos acidentes fatais com motos envolvem outro veículo. Na maioria das vezes, o motorista e não o motociclista está errado. Há infinitamente mais carros, picapes e caminhões do que motocicletas nas ruas. Alguns motoristas simplesmente não reconhecem a motocicleta – eles a ignoram (geralmente, sem querer).

2: Devido a sua menor dimensão a motocicleta pode facilmente ficar escondida nos “pontos cegos” dos carros, como a coluna da porta e do teto. Ou pode ainda ser confundida com objetos ou ficar disfarçada em fundos como árvores, cercas etc. Portanto, preste bastante atenção e olhe duas vezes antes de trocar de faixa ou entrar em um cruzamento.

3: Uma motocicleta pode parecer que está mais longe do que realmente está. Também pode ser difícil determinar a velocidade de uma moto. Quando for virar ou entrar em uma pista, considere que a moto está mais perto do que parece.

4: Muitas vezes os motociclistas diminuem a velocidade simplesmente reduzindo as marchas ou tirando a mão do acelerador, portanto não acionam o freio e a luz de freio não se acende. Mantenha distância segura da moto a sua frente. Em cruzamentos, considere que motociclistas podem reduzir a velocidade a fim de evitar acidentes.

5: Motociclistas frequentemente ocupam uma posição na faixa de rolagem para serem vistos mais facilmente ou para evitar sujeira da pista. Entenda que os motociclistas ocupam espaço na faixa com um propósito, não para serem folgados ou para se exibirem. Se a moto estiver no canto não divida a faixa de rolagem.

6: Luzes indicadoras de direção, as setas, não se desligam automaticamente nas motos, portanto alguns pilotos (principalmente iniciantes) algumas vezes se esquecem de desligar as setas depois de uma curva ou de uma mudança de faixa. Antes de se antecipar, tenha certeza que a seta da moto indica a direção que ela vai seguir.

7: Maneabilidade é uma das melhores características das motos, principalmente em baixa velocidade e em vias bem pavimentadas, mas não espere que a moto seja sempre capaz de desviar do seu caminho ou sair da sua frente.

8: A distância de frenagem de uma moto é praticamente a mesma de um carro, porém pisos escorregadios tornam a frenagem complicada em motos. Mantenha distância segura atrás de uma moto porque nem sempre o motociclista pode parar de uma vez.

9: Quando uma moto está em movimento, veja além da motocicleta – veja a pessoa que está por baixo do capacete, pois pode ser seu amigo, seu vizinho ou até um parente seu.

10: Se um carro colide em uma moto, bicicleta ou pedestre pode causar sérios danos e até a morte. O motorista que causou o acidente provavelmente nunca se perdoará por isso."
Fonte: Agência Infomoto

E acrescento:
1. Pisca-pisca e espelho NÃO são só enfeite dos carros;
2. O meio-fio NÃO sai do lugar; aproxime-se dele, deixe o corredor para as motos (elas passarão, você passarinho...)
3. Sinalize para mudar de faixa. Quando mudar, fique lá por um tempo. Se precisar voltar, sinalize de novo. Se quer costurar, compre linha e agulha...
4. Parou para o passageiro descer? ANTES dele abrir a porta, olhe no espelho e verifique se não vem nenhuma moto...
5. Pedestre, atravesse na faixa... se não for possível, olhe bem o corredor antes de passar pelos carros.
6. Se parar numa rampa, ao sair NÃO deixe o carro correr para trás... Se não consegue, volte pra autoescola.
7. P-A-R-E significa que seu veículo deve parar, completamente. VERMELHO tem o mesmo significado. AMARELO é para reduzir e OLHAR. PREFERENCIAL significa que o veículo que vem pela outra via NÃO IRÁ PARAR. NUNCA, NUNCA, fure o sinal vermelho, ou atravesse uma preferencial sem parar e OLHAR.
8. (...)
.

3 comentários:

  1. Caro Nando,
    Realmente muito bom e didático esse decálogo. Só acrescentaria que seria também muito bom fazê-lo sob o ponto de vista dos pedestres, dos ciclistas e até dos motoristas. Acredito que só iremos nos entender melhor quando todos forem capazes de se colocar no lugar de todos. Pois ora somos pedestres, ora ciclistas, ora motociclistas, etc. E, apesar de tudo, todos ainda somos humanos. Abraço!

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  2. É isso, Altamir.

    Em todas as circunstâncias, o problema no trânsito parece ser o egoismo, o individualismo, o "o outro que se f...".
    Creio que bastaria uma lei de trânsito, desde que fosse cegamente cumprida: "Dê a preferência, sempre".

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  3. Concordo com Altavolt. Em todas as situações, inclusive no trânsito, seria tudo muito mais simples se um se colocasse no lugar do outro.
    Isso não é altruismo, é apenas compreensão do problema alheio. Simples assim. Mas atualmente todos acham mais fácil complicar do que simplificar, acreditando que complicando está se valorizando, e isso virou uma grande bola de neve da discórdia entre as pessoas. Parece também que, por orgulho e soberba ninguém quer dar o braço a torcer e se "rebaixar" para esperar alguns segundos enquanto o outro motorista dá uma "ré" e estaciona!

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