quinta-feira, 28 de maio de 2009

Dê a preferência

Ainda sobre o trânsito. Estas observações estão no final do post anterior, mas achei que mereciam um destaque. A ser permanentemente completado. Alguma dica?

E acrescento:
1. Pisca-pisca e espelho NÃO são só enfeite dos carros;
2. O meio-fio NÃO sai do lugar; aproxime-se dele, deixe o corredor para as motos (elas passarão, você passarinho...)
3. Dê um tempo para o outro condutor entender o que você vai fazer, e reagir com segurança. Sinalize para mudar de faixa. Quando mudar, fique lá por um tempo. Se precisar voltar, sinalize de novo. Se quer costurar, compre linha e agulha...
4. Parou para o passageiro descer? ANTES dele abrir a porta, olhe no espelho e verifique se não vem nenhuma moto...
5. Pedestre, atravesse na faixa... se não for possível, olhe bem o corredor antes de passar pelos carros.
6. Se parar numa rampa, ao sair NÃO deixe o carro correr para trás... Se não consegue, volte pra autoescola.
7. P-A-R-E significa que seu veículo deve parar, completamente. VERMELHO tem o mesmo significado. AMARELO é para reduzir e OLHAR. PREFERENCIAL significa que o veículo que vem pela outra via NÃO IRÁ PARAR. NUNCA, NUNCA, fure o sinal vermelho, ou atravesse uma preferencial sem parar e OLHAR.
8. Pedestre: esperando o sinal abrir, para atravessar a rua, fique sobre a calçada.
9. (...)

Enfim, como disse num comentário, se o problema no trânsito parece ser o individualismo, o egoísmo, a solução estaria numa única lei, a ser cegamente obedecida: "Dê a preferência, sempre!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.