quinta-feira, 14 de maio de 2009

50 mil

Quando o histriônico Collor congelou a poupança, em 16 de março de 1990, em seu "único tiro" contra a inflação, o limite de saques foi fixado em 50 mil (cruzeiros, na época). Deu na m... que deu.

Agora Lulla estabelece outra limitação para a caderneta de poupança, de novo em 50 mil. Desculpa besta para não reduzir impostos.

Será que na cabeça oca dazelite governante esse é o valor aleatório que, não importa a moeda da moda, diferencia a pobreza da nem tanto?

Sei pouco de economia, só o que aprendi nos quase dois anos que fui editor de economia de certo diário. Mas tenho a impressão que o incentivo à poupança (e não o contrário) é há séculos um dos pontos unívocos nas receitas para o desenvolvimento das nações.
.
Ps. Queria ilustrar este post com uma imagem de Collor usando a camiseta com os dizeres "o tempo é o senhor da razão", e não achei na web. Daí lembrei que em 90 a internet ainda não era...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.