segunda-feira, 16 de março de 2009

Nosso hino

Leio que um deputado da Paraíba apresentou projeto de lei que obriga a execução amiúde do hino nacional, nas escolas.

Muito bem, deputado.

Tenho minhas sérias reservas quanto à obrigatoriedade (de qualquer coisa, viva o livre arbítrio!), mas há tanta imbecilidade e preconceitos por aí que certas coisas simplesmente não são feitas espontaneamente.

No grupo escolar perfilávamos diariamente para cantar o hino nacional, e ocasionalmente o hino da independência e/ou o hino à bandeira. Era o "nó suíno", brincávamos os moleques. Mas é inesquecível a professora Zita Zart, de português, interrompendo o hino para nos corrigir a ortoépia (ou seria a prosódia?): "É espêlha essa grandeza, e não espélha!!! De novo!!!"

Não esqueço a professora, nem a lição, nem o hino.

Eram os anos 70, e depois disso a lamentável "desmilitarização" extrema acabou até com o que era bom, até mesmo com a necessária autoridade dos educadores (mas este é outro assunto).

Acho incrível -- 35 anos depois -- ainda ter que ver, nas raras execuções públicas, o povo diminuindo a voz e se embananando com o "sonho intenso" e o "amor eterno". Não erro mais, desde que me ensinaram o macete, "primeiro a gente sonha, depois a gente ama". Simples e eficiente.

Sim, o importante é aprender, e praticar a canção nacional; cada um que depois entenda a letra, sinta a música e exerça seu patriotismo como quiser, seja cantando sob a bandeira do MST ou da UDR.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.