quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Respeito é bom

Colega advogada me conta que presenciou ontem a seguinte cena.

Um grupo de "manos", cinco ou seis, vestidos a caráter hip-hop, da turma que já foi justamente impedida de entrar em shoppings por aqui, faziam algazarra dentro de uma estação-tubo no centro de Curitiba. Chamada pelo cobrador, ou pelo fiscal da Prefeitura, a PM chegou e os policiais começaram a educadamente conversar com os meninos, pedindo respeito aos demais usuários.

E não é que um casal, totalmente sem-noção, aparentando uns 30 anos ou menos e se dizendo advogados, interferiu, desautorizando os policiais com um discursinho mequetrefe em nome da liberdade de ir e vir, só porque acreditaram que a conversa girava em torno da roupa azul estilosa dos moleques.

Resultado: os policiais se retiraram, reclamando que depois a cobrança recai sobre eles; a minha colega e os demais usuários no local ficaram indignados, mas não interferiram (até por medo), e o casalzinho mala -- que ainda tem muito que aprender para não ofenderem os colegas ao se apresentarem como advogados -- ficou dando aulas de "direitos aos manos" (kkkk), e os manos dali voltaram à bagunça.




Ora! Lição fundamental de cidadania: o direito de cada um termina onde começa o direito do outro.

Essa história de liberdade sem responsabilidade é a culpada por gerações de pais que precisam de "supernannies" para educar seus filhos, na tentativa de retomar alguma civilidade dentro de casa, que dirá na rua.

Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Só dá certo se os três conceitos forem bem compreendidos e aplicados em conjunto.
.

Um comentário:

  1. Caro Nando, questão delicada essa que vc propôs. O Brasil carece desesperadamente de ensino público de qualidade, para diminuirmos as desigualdades e possibilitarmos mais acesso à cultura e à cidadania. Grotesquices como as que vc relatou são corriqueiras aqui em Sampa, embora sejam protagonizadas por pessoas das mais diferentes tribos e origens. A questão é de educação mesmo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.