quarta-feira, 19 de agosto de 2009

É proibido fumar

A exemplo de outras plagas, enfim Curitiba agora também tem lei municipal sancionada contra o fumo em recintos fechados (ou "fumígenos", aargh, como quer o press-release da Prefeitura), a vigorar em 90 dias, e também haverá uma lei estadual fechando o cerco.

É o poder público empurrando os fumantes para a rua (coisa que as empresas já vinham fazendo há tempos), ou para os locais de exceção, como os terreiros em que ficou permitido o "fumo ritualístico" -- o que evidencia que as pombas-gira têm mais poder político que os demais fumantes.

Mas praga não se combate por decreto, assim como não se decretam o bom senso e a educação, e logo haverá debate sobre o aumento dos zés e marias-fumaças (que já andam) pelas calçadas, ameaçando outros transeuntes com suas brasas em riste e insensatamente soprando seus dejetos pulmonares ao vento, e ao rosto dos demais, sob a falaciosa alegação de que não lhes restou nenhuma alternativa -- a não ser o "incômodo" de pararem de fumar.

E as bitucas? Adotarão os fumantes o saudável hábito de andar com saquinhos plásticos à mão, tal e qual (alguns) donos de cachorro, ou os garis passarão a ter mais trabalho, para que na primeira enxurrada os bueiros não se entupam? Ah, não, claro que logo alguém pensará na solução óbvia, uma licitação para comprar cinzeiros -- pagos pelos contribuintes!

Enquanto isso, os fabricantes e vendedores que lucram com a desgraça alheia prometem lutar na justiça pelo "respeito ao direito dos fumantes" e, claro, para manter seu rico negocinho de câncer em maços. Ora, quem quer respeito, dá-se o respeito.
.

Um comentário:

  1. Muito bem, caro Nando, seu post mostra claramente que deve haver bom senso e boa vontade das pessoas em todos os novos processos. Percalços e problemas colaterais vão surgindo e precisam também ser encarados com inteligência. Não que tais efeitos não pudessem ter sido previstos pelos legisladores e governantes, mas aí, no Brasil, a gente já estaria pedindo demais. Planejamento, aqui, não existe. Abração!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.