terça-feira, 7 de abril de 2009

O dia

Líbero Badaró (que ao contrário do que alguns pensam não era zagueiro, nem jogava futebol) era um médico italiano que veio ao Brasil fazer jornalismo, lá no século XIX.

Líbero era liberal, e trazia para cá notícias do que acontecia na França, incentivando outros liberais locais. Com isso ele andou desgostando alguns absolutistas que cercavam o nosso D. Pedro I, e acabou assassinado em 22 de novembro de 1830.

Em 7 de abril de 1831, por causa da crise aberta com a morte do jornalista, D. Pedro I abdicou.

Em 7 de abril de 1931, cem anos depois, portanto, este dia foi oficialmente instituído como "Dia do Jornalista".

É hoje!
.

PS 1. Mas há outras datas que também são consideradas assim: 24 de janeiro, dia do padroeiro, São Francisco de Sales; 29 de janeiro, que seria homenagem ao abolicionista José do Patrocínio; 16 de fevereiro, dia do repórter; 03 de maio, dia da Liberdade de Imprensa, desde 1993, pela ONU; 01 de junho, dia da imprensa, pelo início da circulação do Correio Braziliense, em 1808 (e, antes, durante 192 anos, em 10 de setembro, por causa da Gazeta do Rio de Janeiro, jornal oficial do Império). Quer saber? Tanto faz, os coleguinhas gostam mesmo é de ter motivos para bebemorar.

PS2. É o máximo da ironia a Fenaj (federação nacional) comemorar o dia que homenageia um médico-jornalista, fazendo a máxima campanha pela manutenção da exclusividade da profissão para quem tem diploma de jornalismo.
.

2 comentários:

  1. Parabéns!!!!
    Mas...como é que ficam os jornalistas vendo uma "jornalista" fazendo estrepolias no BBBleagh e, ainda por cima, prestes a ganhar o milhão - diga-se de passagem, às custas de "publicações" avantajadas?

    Em off - ela esteve em Londrina para um "ensaio" fotográfico que foi publicado na e-revista mochileiras.com (quem fotografou? Seu cunhado Nei, sua sobrinha Mariana e o resto da turma do curso de fotografia...)

    ResponderExcluir
  2. Com o perdão da expressão, ela não ganhou o milhão, mais não vai faltar sabugo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.