domingo, 19 de abril de 2009

Água fresca

Ouro Fino é uma marca de água mineral muito famosa aqui em Curitiba, há muitos anos - coisa de mais de século mesmo - a concessionária explora a fonte.

E embora o Código de Defesa do Consumidor já esteja com seus quase 20 anos, trazendo como direito básico a informação adequada sobre o produto, a tal concessionária ainda não aprendeu a segui-lo. A novidade é uma prática abusiva que desrespeita e causa constrangimento ao consumidor, por causa das embalagens.

Explico.

Sempre compro água no mesmo lugar, um posto de gasolina perto de casa, em embalagens de 10 litros. Leva-se a garrafa vazia, paga-se a água - caro - e troca-se por uma cheia. Pois já umas duas vezes tive que ouvir que "esta é a última vez" que aceitam a troca da embalagem, pois a Ouro Fino não aceita o retorno desse tipo de plástico...

Mas, eu nunca soube disso... "ah, mas a Ouro Fino nos passou um fax, tá fixado ali na porta ó, o senhor tem que ver se é PET, retornável, ou PC, plástico duro, esse é descartável, não podemos aceitar a troca"... Ou sei lá se o PC é um ou o PET é o outro.

Ora, ora, ora. O fax é dirigido ao posto, e ameaça o "relacionamento comercial" se não for cumprida a norma da Ouro Fino.

Eles é que exploram a agua e ficam com o meu dinheiro, e o que é que eu, consumidor, tenho com isso?

Que eu saiba a Ouro Fino nunca avisou seus consumidores, e são muitos, sobre esse cuidado necessário com as suas garrafas. E nem na embalagem retornável nem na descartável se consegue ver qualquer aviso sobre isso. No site da empresa, não há sequer menção a embalagem descartável de 10 litros...

Quem disse que eu, consumidor, tenho que entender de plástico??? Entendo de ler o rótulo, e lá não há nada escrito sobre isso...

Se eu levo uma PET vazia e eles me entregam um PC cheio, que não será aceito da próxima vez, como vou saber? "Ah, o senhor tem que virar a garrafa, tá escrito no fundo, ó..." Ah, tá... Vou eu ficar virando os 10 litros...

Frescura dá água, e desrespeito.

Mandei uma mensagem ao "fale com o presidente"... Se houver resposta, publico aqui.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.