segunda-feira, 23 de março de 2009

Ato extremo

Acho que já comentei aqui que é costume de alguns jornais não publicarem determinadas notícias, suicídios entre elas, pois entendem que a divulgação estimularia novos casos.

Hoje cedo a menina foi pra escola -- e que escola, uma das maiores da cidade, católica ao extremo -- e antes mesmo de as aulas começarem já havia, digamos, partido desta por conta própria.

O plantão policial da tevê deu a notícia logo cedo, sem detalhes. O site da gazetona não publicou nada até agora, e o outro grande jornal da cidade chamou de "fatalidade", sem nenhuma alusão a suicídio. Um terceiro menos lido questiona o risco para os outros alunos, pelo fato de alguém ter entrado armado na escola.

Por outro lado, mais de um blog publicou a notícia (veja este exemplo), e alguns comentários -- supostamente feitos por colegas da infeliz -- são ricos em detalhes e até algumas especulações, e debates sobre a culpa da escola, dos pais, da sociedade, mas a notícia logo saiu de destaque.

O ponto é: com a velocidade da internet, ainda adianta os jornais quererem esconder notícias?
.

Um comentário:

  1. Dia seguinte, e enquanto o jornalão continua ignorando solenemente o assunto, e outros se atêm à nota oficial da escola, o Estadinho/Tribuna traz uma abordagem deveras interessante e informativa: http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/362247/.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.