quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Que bosta!

Sai ano, entra ano, e o governo, que não faz as obras de esgoto e tratamento, continua alertando que são impróprios para banho 95% (!!!!) dos 43 locais de análise da qualidade da água nas praias do Paraná. Em Santa Catarina a coisa não tá muito melhor.

Nesses pontos aferidos, é muito alta a contagem de coliformes fecais, bactérias existentes nas fezes. "Um ponto é considerado impróprio quando o último resultado detecta valor superior a 2 mil bactérias de Escherichia coli (E. coli) por 100 mililitros, ou se pelo menos duas das cinco amostras apresentarem índices superiores a 800 por 100 mililitros."

O instituto ambiental recomenda que os banhistas evitem entrar no mar nos 100 metros à direita e nos 100 metros à esquerda das placas que sinalizam os pontos impróprios. Ou seja, numa conta rápida, são 8,6 km de praias reconhecidamente impróprias. O resto não se sabe, pois não é feita análise, mas acho que se nem os banhistas respeitam as placas, não são as bactérias que vão ficar nessas faixas sinalizadas.

Há uns vinte anos, quando eu trabalhava em jornal, veio a notícia de que a água tratada distribuida por aqui continha níveis alarmantes de coliformes. Na falta de assunto melhor, demos a manchete principal num domingo: "Curitiba joga merda na água que bebe". Foi um rebu moralizante, mas por causa da palavra "merda" na capa do jornal. Aparentemente ninguém ligou muito para a merda, em espécie, na água.

Será que de lá para cá mudou alguma coisa? As estradas de acesso ao litoral continuam congestionadas, e o litoral anda literalmente bombando.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.