terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Eh, curtura!

Amiga minha e duas colegas foram ao Rio ver o show de domingo da Madonna. Foram na quinta à noite, para aproveitar o fim de semana, com direito a espichada até Búzios, ou bújios, como dizem por lá.

No pacote, a previsão de um passeio de saveiro.

Chegando lá, na primeira conversa com a agente de viagem, a pergunta: "não dá para trocar o passeio de saveiro por um passeio de barco? É que a gente não conseguiu decidir quem vai na caçamba..."

Alôooo...

Falando sério, parece história de loiras, mas não é. Basta conversar um pouco para perceber que pouca gente por aqui sabe o que é um saveiro... a maioria acha que é a picape, mesmo.

Então, momento cultural:
"Existem vários tipos de escuna e um deles é o saveiro, distinguindo-se dos demais pelo formato do casco, quantidade e posição dos mastros e, principalmente, pela origem histórica. O saveiro é brasileiro. É uma adaptação do saveleiro, uma embarcação que os portugueses utilizam desde o século XV para a pesca do savel - espécie de bacalhau encontrado no Mar do Norte. O saveleiro foi escolhido pelos pescadores daquelas águas agitadas por suas excepcionais qualidades de segurança e facilidade de manobra, aliadas à boa capacidade de carga. Trazido para Bahia no início do século XIX, o saveleiro passou a ser contruído em diversos estaleiros da região, para ser utilizado na pesca e no transporte de cargas ou passageiros. Os baianos logo trataram de motorizá-lo e de encurtar seu nome para saveiro. " Fonte: Paraty - história das embarcações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.