segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pacto pela vida

Quando eu trabalhava em redação de jornal, há "séculos", havia uma espécie de "pacto pela vida", que envolvia mesmo os jornais mais sangrentos, digo, aqueles destinados à cobertura policial: não se dava destaque ou mesmo não se publicava nada sobre suicídios. Acho que isso ainda permanece, é raro ver notícia sobre quem se mata.

A motivação era o entendimento, não lembro se comprovado, que a divulgação desse tipo de notícia encorajava potenciais suicidas a também cometerem o ato extremo. Sempre tem algum maluco que se sente estimulado pelo ato de outro maluco, e assim por diante. Pelo sim, pelo não, não é notícia.

Esse tipo de atitude da imprensa, de evitar o sensacionalismo e cuidar mais do que é publicado, ou de como é publicado, deveria ser no mínimo estudado em relação a notícias que envolvem menores de idade.

É o que me sugere a ampla repercussão dos casos de violência contra menores, culminando neste fim de semana com o 4º caso de violência contra criança em um mês em Curitiba. E olhem que o Paraná é só o nono Estado no ranking (!!!!) de denúncias de violência contra menores.

Não me refiro a esconder as mazelas dos leitores inteligentes, nem de mostrar só as "boas coisas", como o molusco já disse que gostaria de ver. Mas há formas e formas de noticiar.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.