terça-feira, 30 de setembro de 2008

Meia hora por dia

O Dr. Mehmet Oz é uma figuraça. Como muitos gurus do consumo, este médico americano juntou um monte de lugares-comuns um tanto óbvios para escrever, segundo a Veja (ed. 2037, 5.dez.2007), "uma série de livros de sucesso que ensinam como manter um estilo de vida que adia a velhice."

"Meia hora por dia" também faz parte dessa receita:

Veja – Os hábitos que o senhor propõe para prolongar a vida são relativamente simples, mas exigem controle estrito sobre as atividades do dia-a-dia. Como exercer esse controle?
Oz – A palavra-chave é automatizar. Ou seja, fazer desses hábitos uma rotina, sem precisar pensar muito neles. Acordar, escovar os dentes e passar o fio dental, para reduzir a quantidade de bactérias prejudiciais à saúde. Beber muito líquido ao longo do dia, principalmente água e chá verde. Dormir ao menos sete horas por noite. Durante o sono se produz o hormônio do crescimento, essencial mesmo para quem já é adulto, pois prolonga a juventude. Caminhar meia hora por dia e praticar exercícios que façam suar três vezes por semana. Meditar cinco minutos diariamente, o que pode estar embutido na prática de ioga ou tai chi chuan. Evitar alimentos que estejam na regra dos cinco, que mencionei anteriormente. Uma última coisa: estreitar o relacionamento com as pessoas próximas e abster-se de julgá-las. Em vez de julgar os outros, é melhor tomar conta de si próprio.

Eu sempre achei interessante essa expressão "meia hora por dia", e em qualquer post futuro eu explico. Mas pra começo de conversa, e de Blog, o Dr. Oz me ganhou mesmo foi com esta:

Estreitar o relacionamento com as pessoas próximas e abster-se de julgá-las.
Em vez de julgar os outros, é melhor tomar conta de si próprio.

É isso: "cada um no seu quadrado", vida longa e prosperidade!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Nem sempre responderei a seus comentários, o que não quer dizer que não os li. Se estão publicados, é porque os vi. Como não pretendo definir este blog como "com conteúdo adulto", a única censura, se houver, será para evitar excessos, em respeito às crianças -- de qualquer idade -- que eventualmente também lêem este blog.